A Caixa Econômica Federal continuará sendo 100% pública e não vai transformar sua razão social em Sociedade Anônima (S/A). A decisão saiu nesta quinta-feira (07.12), em reunião do Conselho de Administração da empresa realizado em Brasília.

O item do novo estatuto da Caixa que previa a transformação do banco em S/A foi retirado da pauta e, por comum acordo entre os integrantes do Conselho, excluído do texto final.

A mudança para S/A era o primeiro passo para uma possível abertura de capital da Caixa e, consequentemente, a privatização da empresa.

Agora, para encerrar de vez a questão, falta que os órgãos reguladores e controladores da estatal (são 15 ao todo), aprovem o novo estatuto da Caixa.

O governo queria a mudança sob a alegação de que a alteração melhoraria a governança na Caixa. Entretanto, essa alteração desrespeitava a lei das estatais.

Fonte: CONTEC