O evento foi preparatório para o 46º Encontro Nacional dos Bancários e Securitários de Planejamento da Campanha Salarial 2018/2019, que será realizado dias 25, 26 e 27/05/18, em São Paulo – SP, pela Contec (Confederação Nacionaldos Bancários).

De acordo com Gladir Basso, Presidente da Federação dos Bancários do Paraná, além de palestras sobre temas importantes, o Encontro do Sul discutiu as principais reivindicações da categoria para este ano, com destaque para o aumento real de salários de 5% mais INPC do período de Setembro 2017 a Agosto 2018.

ALÉM DO GANHO REAL E DO REAJUSTE SALARIAL, O ENCONTRO DO SUL DISCUTIU E DEFINIU OUTRAS REIVINDICAÇÕES PARA ESTE ANO:

– Contratação de mais bancários para atender a demanda de serviços e evitar a extrapolação da jornada de trabalho; Que as homologações das rescisões de trabalho voltem a ser realizadas nos Sindicatos, já que alguns bancos, entre eles o Santander, Itaú e Banco do Brasil, vêm realizando essas homologações em suas agências, brecha essa aberta pela reforma trabalhista; Maior participação na PLR; Fim das metas abusivas e do assédio moral; Fim das terceirizações; Melhoria da segurança nas agências; Melhoria no ambiente de trabalho para prevenir e
combater as doenças ocupacionais.

O calendário definido pela CONTEC prevê que a pauta de reivindicações será entregue à FENABAN até o dia 12/06/2018.

PALESTRA: No período da manhã, foi proferida palestra pelo Auditor Fiscal do Trabalho, Sr. André Grandizoli, na qual foram abordados temas de absoluta importância para o segmento sindical, como o impacto do fim da MP 808 para os trabalhadores, análise do Art. 8º Inciso IV da CF/88, análise das decisões judiciais sobre aprovação em assembleias da contribuição sindical), bom como as possibilidades de custeio das entidades sindicais face às novas regras da reforma trabalhista.

FONTE: SEEB JGS

Comentários