O Sindicato dos Bancários de São Bento do Sul e Região, realizou Assembleia Geral extraordinária (AGE) no dia 07/06/2018, convocada através do Jornal A Gazeta, do dia  04/06/2018, p.17, e por informativo distribuído em todos os locais de trabalho dos bancários.

Tendo como matéria de discussão (ordem do dia): 1) Aprovação das minutas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bancos Provados a serem entregues à FENABAN; 2)Outorga de Poderes ao Sindicato para celebrar Acordo Coletivo de Trabalho e Convenção Coletiva de Trabalho ou em caso de frustração na negociação instaurar Dissídio Coletivo junto ao TRT e/ou TST; 3) Transformar a Assembleia Geral Extraordinária em Assembleia Permanente enquanto durar a Campanha Salarial 2018 /2019 e 4) Fixação e autorização para o Desconto Assistencial e Direito a Oposição ao Desconto.

RESUMO: Na Assembleia foi explanado sobre sobre a Campanha Salarial dos Bancários e a Reforma Trabalhista realizada pelo governo (Lei 13.467) e seus impactos na Campanha dos Bancários. Temas como ultratividade da norma, terceirização, contrato de trabalho intermitente, Assistência Sindical, elastecimento na abertura de agências e outros temas que deverão ser colocados na mesa de negociação. Vale lembrar aos bancários que pela nova legislação trabalhista vale o negociado sobre o legislado.

O Encontro Nacional realizado nos dias 25, 26 e 27/06/2018, na cidade de São Paulo, decidiu que a pauta será enxuta e que poucas cláusulas serão acrescidas as existentes.

Ficou decidido que o índice de reposição é a inflação medida pelo INPC acrescida de aumento real de 5%, reajuste de 10% em cesta alimentação e vale refeição, etc.

A Assembleia ratificou a aprovação das minutas, bem como outorga de poderes aos Sindicato para celebrar e/ou instaurar Acordo Coletivo de Trabalho e Convenção Coletiva de Trabalho, aprovou manutenção de Assembleia permanente durante a Campanha Salarial 2018 / 2019, face a dinâmica da Campanha dos bancários, haja vista, a necessidade de convocação urgente para analisar proposta ou outra decisão de importância da categoria.

O último tópico da pauta discutida era a que tratava do Desconto Assistencial a favor do Sindicato, ficando aprovado o valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) fixos e em parcela única, com direito a oposição ao referido desconto, pelo prazo de 10 (dez) dias à partir da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho e Convenção Coletiva de Trabalho, que deverá ser protocolado pelo próprio bancário em 2 (duas) vias diretamente na sede do Sindicato em horário comercial da Entidade.

Lembrando que a primeira rodada de negociação já está agendada com a FENABAN para o dia 28/06/2018 à tarde.

fonte:SEEB-SBS e REGIÃO