A PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, um dos maiores fundos de pensão da América Latina, terminou 2018 com resultados bastantes positivos. Os desempenhos registrados foram superiores à meta atuarial acumulada de 8,61% em seus planos de benefícios. O Plano 1 teve um resultado superavitário de R$ 6,5 bilhões e uma rentabilidade acumulada de 18,82%.

A rentabilidade do Previ Futuro foi de 14,06%. Com o bom resultado, os associados ficaram isentos de contribuições extraordinárias. Pelo terceiro ano consecutivo, não houve revisão no valor nominal do orçamento da Previ, que permanece o mesmo desde 2016.

Ainda assim, a Entidade conseguiu manter os gastos em um nível abaixo do total orçado para 2018. Entre as medidas tomadas para manter o orçamento sob controle, destacam-se a revisão da gestão da área jurídica, que gerou economia estimada em R$ 6 milhões, e os primeiros impactos positivos do projeto de otimização do uso da sede, iniciado em 2017. No projeto as instalações da Previ foram reduzidas, com a devolução de cerca de 75% de um dos dois andares que a Entidade ocupava em sua sede Rio de Janeiro.

Isso garantirá à Previ uma economia anual estimada de R$ 5,7 milhões em despesas administrativas. Outra contribuição importante para o controle foi o trabalho de recuperação de créditos, feito em conjunto com escritórios de advocacia e empresas especializadas. Em 2018, o montante recuperado relativo a operações com participantes e dívidas previdenciárias foi de R$ 78 milhões – 11% acima do valor obtido em 2017.

O eficaz controle orçamentário permitiu que determinadas medidas de revisão de processos internos – como o aumento da estrutura da auditoria interna, parte do Programa de Integridade – pudessem ser tomadas sem o emprego de verbas suplementares.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS: Em 2019 os participantes de 15 capitais receberão a apresentação dos resultados de 2018: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Belém e Campo Grande. O evento é uma oportunidade de acompanhar de perto a gestão do plano de benefícios, conhecer os resultados do exercício anterior e os desafios do ano que se inicia, além da possibilidade de esclarecimento de dúvidas diretamente com os membros da Diretoria Executiva. Confira a agenda dos próximos encontros presenciais:
CIDADE: Rio de Janeiro, PLANO: Previ Futuro, LOCAL: Sedan (Av. Lélio Gama, 105, 21º andar), DATA: 18/3/2019, HORÁRIO: 8h30.
CIDADE: Rio de Janeiro, PLANO: Plano 1, LOCAL: AABB Lagoa (Av. Borges de Medeiros, 829 – Salão Margarida), DATA: 18/3/2019, HORÁRIO: 15h.
CIDADE: São Paulo, PLANO: Previ Futuro, LOCAL: Superintendência SP (Av. Paulista, 2163, 17º andar), DATA: 29/3/2019, HORÁRIO: 8h30.
CIDADE: São Paulo, PLANO: Plano 1, LOCAL: Superintendência SP (Av. Paulista, 2163, 17º andar), DATA: 29/3/2019, HORÁRIO: 10h30.
CIDADE: Brasília, PLANO: Previ Futuro, LOCAL: Edifício Sede I (St. de Autarquias Norte, Q5, Torre Norte, 1º andar – Asa Norte), DATA: 02/4/2019, HORÁRIO: 8h30.
CIDADE: Brasília, PLANO: Plano 1, LOCAL: Edifício Sede I (St. de Autarquias Norte, Q5, Torre Norte, 1º andar – Asa Norte), DATA: 02/4/2019, HORÁRIO: 10h30.
CIDADE: Belo Horizonte, PLANO: Previ Futuro, LOCAL: Gepes BH (Rua Rio de Janeiro, 750, 8º andar, Centro), DATA: 03/4/2019, HORÁRIO: 8h30.
CIDADE: Belo Horizonte, PLANO: Plano 1, LOCAL: Gepes BH (Rua Rio de Janeiro, 750, 8º andar, Centro), DATA: 03/4/2019, HORÁRIO: 10h30.
FONTE: PREVI