Algumas doenças garantem auxílio – doença por parte do INSS,além de aposentadoria, entre outros benefícios e direitos.

Algumas doenças garantem auxílio-doença por parte do INSS, além de aposentadoria, entre outros benefícios e direitos. Os benefícios do INSS do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez exigem carência de pelo menos 12 meses de contribuição para serem concedidos aos segurados do INSS.

Algumas doenças, porém, isentam os segurados de ter que contribuir por um período mínimo de tempo, explica o advogado especializado em Direito Previdenciário Átila?Abela, da plataforma digital Previdenciarista. “Mas precisam ter a qualidade de segurado”, diz.

O que é o período de carência no INSS?

Trata-se do número mínimo de meses pagos ao INSS para que o segurado, ou em alguns casos o seu dependente, possa ter direito de receber um benefício.

Quando o segurado tem direito?

De acordo com o INSS, essa isenção será dada aos casos em que o pedido de benefício se deu em função de um acidente de qualquer natureza, inclusive decorrente do trabalho, bem como nos casos em que for acometido de alguma destas 14 doenças após se tornar um filiado do INSS. Ou seja, se já portar alguma dessas doenças antes de se tornar um filiado, não terá direito.

FONTE: NOTICIACURSOS,19/02/2020.

Comentários