A doação deve ser declarada, tanto por quem fez a doação, quanto por quem a recebeu. Veja nesta matéria como proceder se você recebeu a doação em 2019 para fazer a declaração no Imposto de Renda 2020.

Entre na ficha “Bens e Direitos”, clique no botão “Novo” e adicione o item selecionado, com o código correspondente ao bem ou direito recebido em doação. Pode ser um carro, terreno, casa, apartamento, dinheiro em espécie etc.

No campo “Discriminação”, relacione as doações recebidas, com indicação da espécie e o nome e o número do CPF do doador.

Deixe o campo Situação em 31/12/2018 com valor zero. No campo Situação em 31/12/2019, informe o valor da doação em espécie ou do bem ou direito recebido.

Em seguida, abra a ficha “Rendimentos Isentos e não Tributáveis”, selecione o campo 14 e informe o valor correspondente à doação recebida.

Se você recebeu uma doação superior a R$ 40 mil, é obrigado a fazer a declaração do IR 20202, ainda que não tenha renda ou não se enquadre em outras situações que exijam a entrega da declaração.

FONTE: UOL,  10/02/2020.

Comentários