Ajuste no valor das cotas ocorrerá assim que o balanço 2019 for aprovado! O valor das cotas do Novo Plano e do REB varia de acordo com a apuração mensal da rentabilidade líquida dos ativos que compõem o patrimônio do plano, sendo divulgado após o fechamento das demonstrações contábeis do período de referência.

Assim que o balanço e o relatório de auditoria independente referentes a 2019 forem aprovados, os saldos das contas individuais serão atualizados, sem nenhum prejuízo aos participantes. Os dois documentos ainda estão em discussão nos órgãos colegiados da FUNCEF. O motivo disso é que, em dezembro de 2019, uma auditoria independente apontou a necessidade de rever os preços atribuídos a alguns ativos que compõem a carteira da FUNCEF e, consequentemente, o patrimônio dos seus planos de benefícios, por conta de premissas e metodologia utilizadas.

Os ativos que foram objeto dos apontamentos da auditoria independente são precificados por meio de laudos de avaliação expedidos por empresas contratadas. Para preservar a exatidão dos valores dos patrimônios de seus planos de benefícios, a FUNCEF contratou a realização de novos laudos.

Em razão disso, atualização mensal dos valores das cotas do Novo Plano e do REB está suspensa. Neste período excepcional, os participantes que requererem benefícios ou resgate terão seus direitos preservados. Quando as cotas atualizadas forem divulgadas, a FUNCEF fará os acertos necessários para adequar as concessões e resgates aos valores reais.

FONTE: FUNCEF

Comentários