Muitos aposentados e pensionistas não sabem, mas algumas falhas nos serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem gerar indenizações aos segurados. Em muitos casos, a Justiça tem obrigado o órgão a pagar indenizações que podem chegar até R$ 100 mil, em casos específicos.

Valores da Indenização

De R$ 5.000 a R$ 32 mil: São os valores de indenizações que juízes de todo o país têm obrigado o INSS a pagar.

Até R$ 100 mil: Há casos, no entanto, em que a punição ao instituto chegou a cem salários mínimos (R$ 104,5 mil hoje). O pagamento de valores muito altos costuma estar relacionado à correção monetária e aos juros. “A ideia não é enriquecer o segurado com a indenização, mas punir o órgão público e forçá-lo a ser eficiente.”

Veja logo abaixo 10 tipos de erros do INSS que podem gerar indenização:

Confira exemplos reais de decisões obrigando o INSS a indenizar segurados:

1- Erro de interpretação do INSS
O benefício foi indeferido por erro na interpretação das leis. Valor da indenização: R$ 93,7 mil.

2- Corte sem aviso
O INSS não avisou o segurado que, após revisão, iria cortar o benefício. Valor da indenização: R$ 5.000

3- Empréstimo fraudado
O INSS manteve descontos de um empréstimo fraudado. Valor da indenização: R$ 10 mil

4- Empréstimo descontado após quitação
O empréstimo consignado quitado continuou sendo descontado Valor da indenização: R$ 1.200.

5- Demora na análise
Demora na análise do benefício prejudicou o segurado. Valor da indenização: R$ 5.000

6- Sem resposta
O pedido de benefício no posto não teve resposta. Valor da indenização: R$ 30 mil.

7- Documentos perdidos
O processo e os documentos do segurado foram perdidos. Valor da indenização: R$ 5.000

8- Maus tratos
Houve maus tratos ao segurado dentro do posto do INSS. Valor da indenização: R$ 10 mil.

9- Falha em dados
O INSS falhou ao informar dados do segurado a outros órgãos. Valor da indenização: R$ 19 mil

10- Pedido arquivado
O pedido feito no posto foi indevidamente arquivado pelo INSS. Valor da indenização: R$ 8.000.

O que fazer se o INSS fez isso com você?

SÓ NA JUSTIÇA
Somente por meio da Justiça Federal o segurado poderá cobrar uma indenização por dano moral.

REÚNA PROVAS
Para ganhar o benefício e exigir uma indenização, o segurado deve comprovar o direito aos pagamentos mensais e o prejuízo causado pela falta deles.
As provas mais importantes a serem reunidas são:

Processo administrativo: esse documento ajudará a demonstrar as falhas do INSS; pode ser solicitado na agência onde o benefício foi solicitado ou concedido.

Gastos: recibos, cobranças e quaisquer outros documentos que demonstrem quanto o segurado gastou porque estava sem receber o benefício.

CONTRATE UM ADVOGADO
Se o valor da ação é de até 60 salários mínimos (R$ 62.700), é possível começá-la sem um advogado, no Juizado Especial Federal
Mas a contratação de um defensor especializado em Previdência vai aumentar a chance de o segurado comprovar seu direito.

Fonte InformeBrasil, 01/08/2020