Com o lançamento pelo Banco do Brasil dos Planos de Adequação de Quadros (PAQ) e de Desligamento Extraordinário (PDE), a Previ traz diversos esclarecimentos a seus associados sobre a solicitação de seus benefícios de aposentadoria e sobre a permanência no plano de benefícios para quem optar pelo desligamento consensual.

Também é importante consultar os regulamentos do Plano 1 e do Previ Futuro e efetuar a leitura das instruções normativas do Banco do Brasil (INs) 379 – Demissão e Programas de Desligamento e 380 – Aposentadoria.

Participantes filiados ao Previ Futuro

Os associados do Previ Futuro interessados nos planos de desligamento devem efetuar uma simulação de seu benefício no Simulador de Renda, disponível no Autoatendimento, para terem uma estimativa de sua renda. Orientamos que o acesso ao simulador seja efetuado por meio de uma rede/dispositivo pessoal.

No Previ Futuro, o saldo de conta é a base de cálculo do valor do benefício de aposentadoria, que depende do montante acumulado nas reservas pessoal e patronal, do tempo de vinculação, do valor das contribuições e da rentabilidade auferida na gestão dos recursos do Plano. Você pode usar as contribuições complementares (2C) esporádicas para melhorar o valor do benefício – elas podem ser solicitadas até a data de início do benefício Previ. Para fazer sua contribuição, acesse a opção “Contribuições” no App Previ ou no Autoatendimento do site e agende o débito da contribuição complementar (2C) em sua conta corrente. Quem se desligar na situação funcional 809 precisa enviar a carta de concessão do INSS para que a renda comece a ser paga.

Os participantes devem ficar atentos ao valor estimado no simulador para sua renda mensal: caso o valor mensal inicial seja inferior a 10% da Parcela Previ PP do Previ Futuro (atualmente R$ 4.716,33 x 10% = R$ 471,63), o participante receberá seu saldo de conta em parcela única e terá o vínculo encerrado com a Previ.

Clique aqui e consulte os procedimentos específicos no Previ Futuro para cada opção de desligamento e as perguntas e respostas.

Participantes filiados ao Plano 1

Os associados do Plano 1 devem efetuar a simulação de seu benefício no Simulador de Aposentadoria, disponível no Autoatendimento, para terem uma estimativa de sua renda. Orientamos que o acesso ao simulador seja efetuado por meio de uma rede/dispositivo pessoal.

Clique aqui e consulte os procedimentos específicos no Plano 1 para cada opção de desligamento e as perguntas e respostas.

Fique atento ao seu pecúlio

Quem vai se desligar pelo código “809 – Demissão a pedido aposentadoria – INSS” terá o pecúlio Invalidez cancelado quando for concedido o benefício definitivo. No caso de aposentadoria antecipada na Previ, código 802, o pecúlio Invalidez poderá ser mantido até a concessão do benefício pelo INSS. Assim, nessa situação, cabe ao participante a imediata comunicação à Previ por meio de envio da carta de concessão quando se aposentar.

Mantenha seu cadastro atualizado

É fundamental atualizar seus dados cadastrais, especialmente e-mail, telefones (caso você tenha informado os corporativos), endereço e beneficiários. Você pode efetuar a atualização no App, opção “Meu cadastro”, ou no Autoatendimento, na opção Meu Perfil > Meu cadastro.

Aproveite para verificar as informações cadastrais da Capec, também disponível no App e no Autoatendimento (opção Capec). É importante manter sempre atualizadas as informações relativas aos beneficiários dos Pecúlios Morte e Especial e a(o) cônjuge/companheira(o) indicada(o) no Pecúlio Especial. Essa indicação de beneficiários é específica para os planos da Capec e não representa indicação para os demais planos da Previ.

Fonte PREVI, 13/01/2021

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