Os bancões estão fechando muitas agências físicas pelo Brasil, por causa de uma alta na digitalização dos serviços bancários. Em um período de apenas um ano, os bancos como o Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Itaú, fecharam mais de 1.007 agências.

Por que os bancões já fecharam mais de 1.000 agências?

De acordo com os relatos dos clientes, eles estão enfrentando filas maiores nas agências, em especial após o período da pandemia. Em 2020, houve o registro no Procon de São Paulo, de mais de 24 reclamações. Já em 2022, o número de reclamações está em 69 até o momento.

É importante destacar também que entre 2020 e 2021, o acesso às agências foi mais restrito. Isso se deu por conta das medidas de isolamento, que buscaram frear a pandemia.

De acordo com o Idec, as agências precisam disponibilizar senhas que mostrem o horário em que o cliente chegou na agência. Isso deve ocorrer, mesmo que não haja uma regra nacional que determine o tempo máximo de espera nas filas.

Porém, grande parte das cidades ou estados com regras determinam um tempo máximo entre 15 a 30 minutos. Nos municípios que possuem a lei, as agências podem ser notificadas e até mesmo multadas caso descumpram a medida.

Conforme Fabio Pasin para o site UOL, o advogado e pesquisador do programa de serviços financeiros do Idec afirma que:

“Os bancos têm investido nessa automatização do atendimento e ao mesmo tempo estão reduzindo gastos com os atendimentos convencionais, que são feitos por pessoas. À medida que implementam chatbot (robôs que respondem os clientes) e mobile banking, reduzem a estrutura física”.

Ademais, o encerramento das atividades nas agências físicas deve aprimorar a eficiência do banco, porém isso, pode atrapalhar os atendimentos:

“A tecnologia ainda não consegue resolver problemas mais complexos e graves. A expectativa do consumidor é que todo investimento em tecnologia que os bancos vendem como uma melhoria deveria se refletir em um aumento da qualidade do atendimento. O que vimos é que nesse período, com as mudanças estruturais de atendimento, os índices ficaram estáveis ou até diminuíram”, finalizou Pasin.

Fonte Seu Crédito Digital, Priscilla Kinast 04/06/2022

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