Três dos maiores bancos do país estão travando uma batalha nos bastidores que vale fatias de participação nos cartões de crédito e de débito Elo, única bandeira nacional capaz de rivalizar no país com as líderes do setor, Visa e Mastercard. Tudo por causa do auxílio emergencial.

Caixa, Bradesco e Banco do Brasil são os três sócios da Elo Serviços Financeiros S.A. Essa é a empresa dona da bandeira Elo de cartões de crédito e de débito. Esse negócio foi criado por esses três bancos em março de 2002. Entre os objetivos da iniciativa, estavam levar o cartão a mais brasileiros e criar uma concorrência 100% nacional em um mercado até então dominado por apenas duas gigantes estrangeiras.

Quando foi criada, a bandeira Elo se dividiu em três partes iguais: Caixa ficou com 33,335%, e uma fatia de 66,665% ficou com a Elopar – uma empresa formada pelo Bradesco (com 50,01%) e Banco do Brasil (49,99%). Mas também na criação, foi definida uma regra: a cada quatro anos, essas participações de cada sócio seriam revistas.

Quem trabalhasse mais pela bandeira Elo ganharia como prêmio mais fatias da empresa. O que vale muito.

No exercício de 2019 (dado mais recente), a sociedade registrou lucro líquido de R$ 419,3 milhões, ganho 172% maior que o de 2018. O patrimônio líquido em 2019 era de R$ 591,7 milhões e os ativos totais de R$ 1,2 bilhão. Quanto maior a fatia do sócio no negócio, maior a parte que lhe cabe nesse resultado.

Caixa já vem ganhando fatias da Elo

Os sócios não revelam exatamente quais critérios são usados para decidir quem está ajudando mais a bandeira Elo. Mas o UOL apurou que dois dos principais fatores são quantidade de novos cartões emitidos e volume de dinheiro movimentado por base de clientes que usa essa marca.

Participação dos sócios na Elo

Comentários