INFORME BANCÁRIO 139/2023 - Bradesco (BBDC4): Lucro líquido desaba 37%, a R$ 4,3 bi, mas supera projeções

Publicado em 05 maio 2023

Bradesco (BBDC4) teve lucro líquido recorrente de R$ 4,28 bilhões no primeiro trimestre de 2023, em uma queda anual de 37,3%, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (4).

O mercado esperava por lucro de R$ 3,75 bilhões, segundo consenso reunido pela Bloomberg.

O ROAE, que mede a rentabilidade do banco, caiu 7,4 pontos percentuais em um ano, a 10,6%, informou o banco. Já o índice de inadimplência em 90 dias subiu 1,9 ponto percentual, para 5,1%.

A margem financeira total do Bradesco chegou a R$ 16,6 bilhões, em uma queda de 2,4%, enquanto a PDD Expandida (linha de provisões) subiu 96,8%, a R$ 9,5 bilhões.

“Em 12 meses, a geração de receitas com a margem de clientes, prestação de serviços e operações de seguros absorveu as maiores despesas com PDD em decorrência da inadimplência no segmento massificado (PF e PJ) e o aumento já esperado das despesas operacionais”, destacou o Bradesco em release de resultados.

O banco informou que a margem com clientes apresentou evolução de 7,3% frente ao primeiro trimestre de 2022, impulsionada pelo crescimento da carteira de crédito acompanhado de um mix de produtos mais rentáveis e o aumento na margem de passivos, impactando a taxa média em 0,2 p.p., que passou de 9,7% para 9,9%.

A carteira de crédito total subiu 3,8%, a R$ 642,2 bilhões, ainda conforme o Bradesco.

Fonte: Moneytimes, 04/05/2023