INFORME BANCÁRIO 140/2023 - Itaú (ITUB4) mostra resultado em linha com o esperado e inadimplência estável no 1T23

Publicado em 08 maio 2023

O Itaú Unibanco (ITUB4) obteve lucro recorrente gerencial de R$ 8,4 bilhões no primeiro trimestre deste ano, resultado 14,6% superior ao do mesmo período de 2022. A performance ficou em linha com o esperado pelo consenso de analistas ouvidos pela Bloomberg.

A rentabilidade medida pelo retorno sobre o patrimônio (ROE) teve uma ligeira melhora de 0,3 ponto percentual no ano, chegando a 20,7%. O índice também subiu 1,4 ponto percentual na comparação com o quarto trimestre de 2022.

De acordo com o Itaú, o aumento da receita com prestação de serviços e seguros e o crescimento da margem financeira com clientes foram alguns dos fatores que mais influenciaram os resultados.

As receitas de serviços e seguros aumentaram 6,7% entre janeiro e março em relação ao mesmo período do ano passado devido ao aumento do faturamento de cartões, tanto em emissão quanto em adquirência, além do crescimento das receitas de administração de recursos e do aumento da produção de consórcios.

Assim, o Itaú mostrou leve melhora da margem financeira na comparação anual, que cresceu 17,3% e chegou ao total de R$ 24,692 bilhões. Esse resultado foi puxado pela margem com clientes, que teve um efeito positivo do crescimento da carteira associado a uma mudança gradual para créditos com melhores spreads.

No entanto, o resultado da tesouraria caiu 36% em relação ao mesmo período de 2022 e teve nova deterioração de um trimestre para o outro, chegando a R$ 645 milhões.

A inadimplência, um ponto que vem merecendo atenção devido à alta do endividamento das famílias, ficou estável de um trimestre para o outro, com o índice em 2,9%.

Carteira de crédito com crescimento modesto no Itaú

A carteira de crédito do Itaú cresceu apenas 1% no resultado consolidado e 0,6% no Brasil na passagem do quarto trimestre de 2022 para o primeiro trimestre de 2023. De acordo com o banco, a alta moderada está associada à gestão adotada para lidar com o cenário atual.

A carteira de pessoas físicas foi a que mais cresceu no Brasil e registrou alta de 0,9% no trimestre. Houve impacto negativo na carteira de cartão de crédito, que recuou 3,5%. A carteira de crédito pessoal, por sua vez, aumentou 5,3%.

Já a carteira das micro, pequenas e médias empresas registrou recuo de 2,2% em função de menor demanda por crédito por parte dos clientes do Itaú.

Contudo, a menor quantidade de dias corridos nesse trimestre e o menor resultado com operações estruturadas em nossas operações do Atacado, fizeram com que margem com clientes recuasse 0,7%, fechando o primeiro trimestre em R$ 24,0 bilhões.

Fonte: Flavia Alemi, Seu Dinheiro, 08/05/2023.