INFORME BANCÁRIO 151/2023 - Caixa Seguridade registra lucro de R$ 820 milhões no 1º tri de 2023

Publicado em 12 maio 2023

A Caixa Seguridade divulgou, na noite desta quarta-feira (10/5), os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2023. A companhia registrou um lucro de R$ 820,1 milhões, número 47,2% superior ao registrado no mesmo período de 2022 e 8,9% acima do contabilizado no último trimestre do ano passado.

Nos primeiros três meses de 2023, as receitas operacionais da Caixa Seguridade cresceram 54,9% em relação ao mesmo período de 2022, totalizando R$ 1,1 bilhão. Dentre estas receitas, destaque para as Receitas de Participações Societárias (MEP), que registrou expansão anual de 63,8%, e para as receitas de comissões e corretagem, que cresceram 44,8%, segundo o informe da companhia.

As reservas de Previdência atingiram R$ 138,3 bilhões no fim de março, alta 18,5%, que resultou no aumento de 18,2% das rendas com taxas de gestão no acumulado do ano. No período, a companhia atingiu o volume de R$ 3,4 bilhões em cartas de crédito de consórcio comercializadas na rede da controladora Caixa Econômica Federal, crescimento de 66,8% em relação ao mesmo período de 2022, com destaque para as carteiras de imóveis. A arrecadação de recursos de capitalização apresentou crescimento de 274,6% e 57,8% em relação ao primeiro e o último trimestre de 2022, respectivamente.

O comunicado da Caixa Seguridade informou ainda que, no primeiro trimestre de 2023, com a conclusão da alienação da totalidade da participação societária detida pela companhia na CNP Capitalização e na Previsul, a instituição "fortaleceu sua estrutura e permite o melhor alinhamento estratégico, comercial e de produtos junto ao controlador Caixa, permitindo assim a ampliação do aproveitamento de oportunidades de negócios e agilidade no lançamento de produtos e ações comerciais". A operação gerou um ganho bruto de capital de R$ 30,7 milhões, com efeito de R$ 20,3 milhões no lucro líquido da companhia, de acordo com o comunicado. "Assim, na visão contábil, que considera o efeito dos ganhos de capital na alienação de investimentos, o lucro líquido de R$ 840,4 milhões representa um crescimento de 50,9% em relação ao primeiro trimestre de 2022."

"A sequência de bons resultados reflete o amadurecimento da estrutura de parcerias estratégicas implantadas e a boa performance comercial no período", de acordo com o comunicado da companhia.

Fonte: Correio Braziliense, 10/05/2023.