INFORME BANCÁRIO 166/2023 - Auditoria interna investiga calote na Caixa, diz presidente do banco

Publicado em 02 junho 2023

No Twitter, Rita Serrano afirmou que o banco tem colaborado plenamente com a apuração e que as linhas de crédito SIM Digital e consignado do Auxílio Brasil estão paralisadas “por completo”

A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, afirmou nesta terça-feira (30) que um auditório interno está apurando o calote bilionário induzido pelas linhas de crédito SIM Digital e consignado do Auxílio Brasil.

No Twitter, ela disse que o banco tem colaborado plenamente com a investigação e que os dois programas estão paralisados  “por completo” .

“Tanto o Consignado do Auxílio Emergencial quanto o programa de Microfinanças estão sendo investigados pelos órgãos de controle, fiscalização e pela auditoria interna. A CAIXA tem colaborado plenamente, fornecendo todas as informações solicitadas, demonstrando nosso compromisso com a transparência e a prestação de contas”, afirmou.

“Infelizmente, a falta de cumprimento do planejamento orçamentário do banco, devido a ações casuísticas, aliada à instabilidade na gestão causada pelas denúncias de assédio contra o principal dirigente da instituição, resultou em consequências para a manutenção das linhas de crédito da CAIXA, as quais sofreram oscilações no segundo semestre de 2022”, acrescentou.

Como revelou o  Uol , as duas linhas de crédito foram criadas, com o apoio de Pedro Guimarães, para ampliar o eleitorado de Jair Bolsonaro entre os mais pobres, liberando 10,6 bilhões de reais até outubro de 2022.

O presidente da Caixa confirmou que a inadimplência do programa de microfinanças chegou a 80%, e a maior parte das perdas será coberta pelo FGM, Fundo Garantidor de Microfinanças, que utilizará recursos do FGTS.

Já a inadimplência do consignado do auxílio ainda se mantém sob controle, dado que os pagamentos são descontados na fonte.

Fonte: Redação O Antagonista, 30/05/2023.