INFORME BANCÁRIO 171/2023 - Mercado baixa para 5,42% estimativa de inflação de 2023 e vê alta maior do PIB

Publicado em 13 junho 2023

Apesar da queda, projeção para este ano ainda supera o teto da meta definido pelo governo, que é de até 4,75%. Números foram divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (12)

Os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação desse ano de 5,69% para 5,42% e também passaram a prever uma alta maior do Produto Interno Bruto (PIB).

As informações constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções para a economia.

A queda na projeção de inflação deste ano aconteceu após a divulgação do IPCA de maio, que somou 0,23%. Em doze meses até maio, a inflação oficial somou 3,94%. Os números vieram bem abaixo das estimativas do mercado financeiro.

Mesmo com o recuo na projeção de inflação do mercado para 2023, ela ainda segue superando o teto da meta definida pelo governo, fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Ela será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.

Se a projeção do mercado financeiro se confirmar, este será o terceiro ano seguido de estouro da meta de inflação, ou seja, no qual o IPCA fica acima do teto fixado pelo governo. Em 2022, a inflação somou 5,79%.

Quanto maior a inflação, menor é o poder de compra das pessoas, principalmente das que recebem salários menores. Isso, porque os preços dos produtos aumentam, sem que o salário acompanhe esse crescimento.

Para 2024, a projeção de inflação do mercado financeiro caiu de 4,12% para 4,04%. A meta de inflação do próximo ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3% e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

• Para definir a taxa básica de juros e tentar conter a alta dos preços, o BC já está mirando, neste momento, na meta do ano que vem.
  • Isso ocorre porque as mudanças na taxa Selic demoram de seis a 18 meses para ter impacto pleno na economia.

CRESCIMENTO DA ECONOMIA

Para o crescimento do PIB deste ano, a projeção do mercado financeiro avançou de 1,68% para 1,84% na última semana.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O indicador serve para medir a evolução da economia.

O aumento na projeção de crescimento da economia ocorre após a divulgação do resultado do PIB do primeiro trimestre, que apontou expansão de 1,9% na comparação com os três últimos meses do ano passado.

O resultado ficou acima das expectativas de economistas.

Já para 2024, a previsão de crescimento do mercado financeiro recuou de 1,28% para 1,27%.

TAXA DE JUROS

O mercado financeiro manteve a expectativa para a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 12,50% ao ano para o fim de 2023. Atualmente, o índice está em 13,75% ao ano.

Para o fim de 2024, a projeção do mercado para o juro básico da economia ficou estável, em 10% ao ano. Com isso, o mercado segue estimando queda do juro também no próximo ano.

OUTRAS ESTIMATIVAS

Veja abaixo outras estimativas do mercado financeiro, segundo o BC:

• Dólar: a projeção para a taxa de câmbio para o fim de 2023 permaneceu em R$ 5,10. Para o fim de 2024, subiu de R$ 5,16 para R$ 5,17.
  • Balança comercial: para o saldo da balança comercial (resultado do total de exportações menos as importações), a projeção subiu de US$ 58,8 bilhões para US$ 59,2 bilhões de superávit em 2023. Para 2024, a expectativa para o saldo positivo continuou em US$ 55,3 bilhões.
  • Investimento estrangeiro: a previsão do relatório para a entrada de investimentos estrangeiros diretos no Brasil neste ano permaneceu em US$ 80 bilhões de ingresso. Para 2024, a estimativa de ingresso continuou também em US$ 80 bilhões.

Fonte: Alexandre Martello, G1, 12.06.2023.