INFORME BANCÁRIO 179/2023 - Prévia do PIB do Banco Central indica elevação de 0,56% na economia em abril

Publicado em 16 junho 2023

Alta do indicador veio após recuo no mês de março. Na parcial do ano, IBC-Br avançou 3,88% e, em doze meses até abril, subiu 3,43%.

O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), registrou expansão de 0,56% em abril, na comparação com março, informou a instituição nesta sexta-feira (16).

O resultado foi calculado após ajuste sazonal, um tipo de "compensação" para comparar períodos diferentes.

O crescimento do indicador em abril aconteceu após uma retração de 0,14% em março deste ano.

• Na comparação com abril do ano passado, informou o Banco Central, o indicador do nível de atividade registrou crescimento de 3,31%.
  • No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, o IBC-Br avançou 3,88% e, em doze meses até abril, apresentou crescimento de 3,43%. Nesse caso, o índice foi calculado sem ajuste sazonal.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.