INFORME BANCÁRIO 226/2023 Banco do Brasil apresenta Proposta sobre Gratificação de Caixas à Contec

Publicado em 24 agosto 2023

Banco do Brasil Apresenta Proposta de Solução Negociada para ACP 0000102-38.2021.5.10.0016 em Reunião com Representantes Sindicais.

Nesta tarde (24), uma reunião envolvendo 39 representantes de entidades sindicais (CONTEC) e 05 representantes do Banco do Brasil foi realizada para avaliar a proposta apresentada pelo banco envolve a solução negociada da ACP 0000102-38.2021.5.10.0016, que trata da gratificação das caixas . Durante a reunião, o Banco do Brasil apresentou verbalmente 4 propostas que poderiam levar a um acordo judicial para resolver um liminar vigente sobre o tema.

As propostas incluem:

Extensão do prazo de espera para os funcionários que perderão a gratificação por 12 meses.
Realocação de funcionários sob os códigos 288 e 394 em funções comissionadas ou gratificadas de maior valor remuneratório.
Criação de trilhas de treinamento para qualificação de funcionários, evolução de futuras funções ou comissões.
Concessão de um prazo prioritário de 30 dias para realocação e transferência de funcionários afetados pelas medidas.
Entretanto, a proposta não foi bem recebida pelos dirigentes sindicais presentes na reunião. Eles alertaram o Banco do Brasil que irão orientar os funcionários a rejeitarem a proposta. Caso a proposta seja rejeitada, o liminar permanecerá em vigor e o julgamento será aguardado.

Após uma discussão detalhada, os dirigentes sindicais questionaram o Banco do Brasil sobre a possibilidade de melhorar a proposta, mas o negociador do banco afirmou que não existe outra proposta em consideração. A proposta será levada para avaliação dos bancos em suas respectivas bases em todo o Brasil, e o resultado dessa avaliação será comunicado ao banco. A etapa desse processo ainda está por vir, com implicações para o cenário jurídico e trabalhista relacionado à questão da gratificação dos caixas.

O Banco O Banco declarou aos representantes que a movimentação não causará impacto na vida do trabalhador ou da trabalhadora que não se candidatar ao certame interno, tampouco haverá transferências compulsórias para preenchimento das vagas. Que não há nenhuma orientação do Banco para forçar, assediar, ou acelerar processos de trasnferencias, ou realocação, e que qualquer iniciativa dessa ordem por parte dos gestores deverá ser informada ao sindicato ou a GEPES.

O Banco anunciou ainda, que ja está em funcionamento o Sistema Automático de Concorrência à Remoção (SACR), que já foi efetivada 15 transferencias e o início da convocação das pessoas que passaram no último concurso.

Fonte: Contec