INFORME BANCÁRIO 229/2023 - Empregados de cooperativas aprovam acordo com 5% de reajuste

Publicado em 28 agosto 2023

Em assembleia virtual realizada na quinta-feira 24, os empregados de cooperativas de crédito e mútuo da base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região aprovaram proposta de Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo para renovação das cláusulas econômicas, para o período retroativo a 1º de junho de 2023 e até 31 de maio de 2024.

O ACT prevê, entre outros pontos, reajuste de 5% nos salários e demais verbas (gratificações e benefícios). Esse reajuste equivale ao INPC/IBGE, acumulado de junho de 2022 a maio de 2023 (que corresponde a 3,74%), acrescido do aumento real de 1,21%.

As demais cláusulas sociais permanecem válidas e com vigência até 31 de maio de 2024.

Com o Acordo Coletivo aprovado, salários e demais verbas passarão a ter os seguintes valores da tabela abaixo:

“O acordo, negociado pelo Sindicato com as cooperativas e aprovado pelos empregados, mostra a importância da representação sindical e da via negocial para melhorias na remuneração e nas condições de trabalho dos trabalhadores. O Sindicato está sempre atento e presente para garantir direitos e novas conquistas aos empregados de empresas do ramo financeiro, como é o caso das cooperativas de crédito”, destaca a secretária-geral do Sindicato, Lucimara Malaquias.

Fonte: Redação SPbancarios, 25/08/2023.