INFORME BANCÁRIO 231/2023 - Calcule valor aproximado da sua PLR, aqui!

Publicado em 28 agosto 2023

No site MinhaPLR você conseguirá simular o valor aproximado das PLRs da Caixa, Itaú, Bradesco e Santander 2023, uma conquista da luta sindical. O simulador permite calcular também o IR sobre a PLR. Tudo é de inteira responsabilidade do site!

A PLR dos bancários é baseada no lucro anual do banco e o pagamento da PLR é realizado em duas parcelas. O pagamento da primeira parcela ocorre no final do ano, normalmente no mês de Setembro. Essa parcela também é conhecida como antecipação, e é calculada com base no lucro estimado dos bancos. Já o pagamento da segunda parcela é realizado no ano seguinte, quando já temos o lucro real dos bancos, e normalmente é realizado em Março, como acontecerá em 2023/24.

A PLR é uma conquista, desde 1995, da luta sindical dos bancários. A categoria é a primeira no Brasil a receber esse direito, o que abriu caminho para outras!

Site

O simulador que iremos disponibilizar na matéria é do site MinhaPLR, que utiliza as regras estabelecidas pela Minuta CCT PLR 2022/2023, portanto realizará simulações de PLR que apresentarão valores próximos da realidade.

O site MinhaPLR é uma plataforma digital que montou uma calculadora capaz de simular o valor líquido aproximado da PLR dos bancários. Contudo, as rentabilidades informadas são apenas referências e podem não se concretizar.

No site você conseguirá simular o valor da PLR Caixa 2023, PLR Itaú 2023, PLR Bradesco 2023 ou PLR Santander 2023. Além disso, o simulador permite calcular o imposto de renda sobre a PLR e ter uma estimativa muito realista de qual será o valor da sua próxima PLR. O sistema utiliza a tabela IR PLR 2023 para realizar os cálculos da tributação.

Segundo o MinhaPlr, utilizam as regras da CCT e da ACT PLR Caixa para que os cálculos da PLR fiquem os mais próximos possíveis do valor real que será recebido. Contudo, as rentabilidades informadas são apenas referências e podem não se concretizar.

Base de cálculo

De forma simplificada, para o Itaú, Santander e Bradesco o cálculo da primeira parcela da PLR dos bancários é dado pela formula “54% do salário + valores fixos”, por outro lado o cálculo da segunda parcela da PLR dos bancários é dado pela fórmula “(90% do salário + valores fixos) – antecipação”.

A PLR Caixa 2023 é uma exceção a regra descrita acima, pois possui regra própria.

PLR Caixa 2023

O cálculo da PLR da Caixa Econômica Federal é determinado através de um acordo coletivo próprio. (ACT PLR Caixa 2021).

Assim como ocorre nos bancos privados o pagamento da PLR da Caixa é divido em duas parcelas. Sendo a primeira parcela paga em Setembro/2023 e a segunda parcela em Março/2023.

Diferentemente dos bancos privados, a primeira parcela da PLR Caixa 2023 é equivalente a 50% do valor total da PLR, sendo assim para sabermos o valor da primeira parcela será necessário calcular o valor total da PLR.

A PLR da Caixa é composta por dois módulos, o módulo FENABAN e módulo Caixa (conhecido também como PLR Social). O módulo FENABAN é muito parecido com os valores da PLR dos bancos privados e é formado pela regra “90% do salário + valores fixos”, já a PLR Social é equivalente a 4% do lucro do banco divido para todos os funcionários.

Um lembrete importante é que o montante total da PLR da Caixa está limitado a 3 remunerações base por empregado.

Como calcular a 1ª parcela?

A primeira parcela da participação nos lucros, conhecida também como antecipação, é composta pela regra básica e pela parcela adicional. A regra básica é calculada com base no salário do bancário, enquanto a parcela adicional é um valor fixo definido nas cláusulas da CCT. Lembrando que essas regras são válidas somente para os bancos privados.

A CCT descreve que a regra básica é formada por 54% do salário do bancário mais um valor fixo de R$1.517,72 (já reajustado pelo índice INPC/IBGE acumulado), conforme fórmula abaixo:

Regra Básica = 54% do salário + 1.517,72

A CCT também estipula um limite máximo para a regra básica que é de R$ 8.141,83 (já reajustado pelo índice INPC/IBGE acumulado). Se o valor da regra básica for superior ao limite estabelecido pela CCT, consideraremos nos nossos cálculos o valor máximo (R$8.141,83).

A parcela adicional é descrita como a divisão linear de 2,2% dos lucros do banco entre todos os empregados. Para a primeira parcela da PLR (antecipação), a CCT define que o limite individual da parcela adicional é de R$2.529,54 (já reajustado pelo índice INPC/IBGE acumulado).

Parcela Adicional = 2.529,54

Como calcular a 2ª parcela?

Para realizarmos o cálculo líquido da segunda parcela da PLR consideraremos que o pagamento da primeira parcela da PLR é realizado em Setembro/2023 e o pagamento da segunda parcela da PLR é realizado em Março/2024.

No exemplo abaixo será considerado que o valor bruto recebido na segunda parcela da PLR foi de R$27.059,07. Lembrando que esse é um cenário hipotético.

CLIQUE AQUI E CALCULE O VALOR APROXIMADO DE SUA PLR

Fonte: Sindicato dos Bancários de Santos e Região, 25/08/2023.