INFORME BANCÁRIO 254/2023 - Aumento salarial dos bancários representa R$ 2,7 bilhões na economia do Brasil

Publicado em 18 setembro 2023

A Campanha salarial 2022 dos bancários foi realizada durante um governo que promoveu e incentivou sucessivos ataques aos trabalhadores e aos seus sindicatos

Depois da divulgação do índice de inflação (INPC de 4,06%) no mês de agosto, o reajuste da categoria dos bancários em 2023 será de 4,58% (INPC mais 0,5% de aumento real). “Esse índice reflete também na PLR. Que está sendo paga e é uma conquista da luta dos bancários, desde 1995.A primeira parcela da PLR deve ser paga até o dia 30 deste mês de setembro de 2023, assim como o reajuste”, lembra Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

A Campanha Nacional Unificada de 2022, com validade de dois anos, representou avanços para a categoria. Os bancários acompanharam a difícil negociação, que teve quase 20 rodadas de reuniões, em mais de 70 dias de campanha de rua, redes sociais, de consultas, assembleias e plenárias.

Após muita pressão, os bancos recuaram e apresentaram proposta ao Comando Nacional dos Bancários com acordo de dois anos, com aumento de 10% em vales alimentação (VA) e refeição (VR), mais uma 14ª cesta alimentação de R$ 1 mil paga somente este ano (até outubro); e reajuste de 13% para a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em 2022. Para 2023, a proposta prevê aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.

Fonte: Spbancarios, FEEBSC, 18/09/2023.