INFORME BANCÁRIO 258/2023 - Santander renova estrutura para atingir metas de lucro

Publicado em 20 setembro 2023

O Banco Santander reformulou sua estrutura corporativa com o CEO Hector Grisi buscando simplificar as operações da empresa.

Como parte das mudanças, o banco espanhol irá combinar os negócios bancários de varejo e comerciais de cada país numa nova unidade global, que será liderada por Daniel Barriuso, e irá criar uma nova área de banco de consumo digital que será liderada por José Luis de Mora, disse o Santander em comunicado na noite de segunda-feira (18).

As medidas visam simplificar o negócio e ajudar a empresa a atingir metas de rentabilidade. Eles provavelmente reduzirão os níveis de gestão e poderão levar a alguns cortes de empregos, disseram pessoas familiarizadas com o assunto, que pediram anonimato ao discutir informações não públicas.

A nova estrutura de gestão resultará em cinco unidades: varejo e comercial, banco digital de consumo, pagamentos, gestão de patrimônio e seguros, bem como banco corporativo e de investimento.

A reformulação do Santander se assemelha muito a um plano anunciado na semana passada pela CEO do Citigroup, Jane Fraser. Na maior reestruturação daquela empresa em duas décadas, Fraser reorganizou a empresa em cinco negócios principais e eliminou os chefes regionais que supervisionam as operações em cerca de 160 países. As mudanças envolverão uma série de cortes de empregos nas funções administrativas do Citigroup.

O banco espanhol nomeou no ano passado Grisi, que dirigia os negócios no México, como CEO da empresa, função que assumiu no início de 2023. Seguiu-se uma série de contratações e mudanças de gestão, incluindo a saída de Antonio Simões, que havia sido chefe da Europa e era visto como um possível candidato a CEO. O banco contratou em abril Christiana Riley, executiva de longa data do Deutsche Bank, como chefe de suas operações na América do Norte e no México, a partir de 1º de outubro.

Num plano estratégico de fevereiro, o Santander estabeleceu uma meta para um retorno sobre o capital tangível de até 17% em 2025, acima dos 14,4% em 2022. Isto compara com mais de 10% no Deutsche Bank AG e 12% no BNP Paribas. SA, que pretendem atingir esses níveis no mesmo ano. No início desta semana, a Societe Generale reduziu a sua meta de retorno sobre o capital tangível para entre 9% e 10% para 2026.

O Santander alinhará a forma como reporta os resultados financeiros ao novo modelo a partir de janeiro de 2024, com os cinco negócios globais a tornarem-se os novos segmentos primários do grupo, enquanto os dados específicos do país e da região se tornarão segmentos secundários, afirmou.

O banco adotou uma abordagem regional para gerir os seus negócios em 2019 e, um ano depois, lançou uma estratégia “One Santander”, à qual a presidente Ana Botin se refere frequentemente. Essa estratégia visava aumentar a conectividade, afirma a empresa em seu site .

Com negócios desde Espanha até ao Reino Unido, Brasil e EUA, o Banco Santander é um dos maiores bancos de retalho do mundo. Tem cerca de 212 mil funcionários e uma capitalização de mercado de 55,7 bilhões de euros (US$ 59,5 bilhões). Botin é presidente executiva do  Santander desde 2014.

Fonte: Bloomberg, Infomoney, 19/09/2023