INFORME BANCÁRIO 298/2023 - Caixa registra R$ 3,2 bilhões de lucro no 3º trimestre

Publicado em 14 novembro 2023

A Caixa Econômica Federal registrou lucro líquido recorrente de R$ 3,2 bilhões no 3º trimestre de 2023. O valor representa aumento 16,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido ficou em R$ 3,241 bilhões, avanço de 0,5% em um ano. Os dados constam em relatório (íntegra – PDF – 1 MB) divulgado na 2ª feira (13.nov.2023).

A margem financeira alcançou R$ 14,5 bilhões no 3º trimestre. Conforme o documento, houve redução de 2,4% em relação ao trimestre anterior e crescimento de 15,7% quando comparado ao 3º trimestre de 2022. A inadimplência da carteira de crédito total fechou o 3º trimestre deste ano em 2,67%, ante 2,79% no trimestre de anterior.

As receitas provenientes da carteira de crédito totalizaram R$ 31,2 bilhões no 3º trimestre de 2023, aumentos de 1,7% na comparação com o trimestre anterior e 17,0% com o 3º trimestre do ano passado. A Caixa destacou que, na comparação 12 meses, houve crescimento nas receitas de crédito de 26,2% em pessoa jurídica; 9,9% em pessoa física; 13,5% em imobiliário; 4,7% em saneamento e infraestrutura; e 61,5% em agronegócio.

“O 3º trimestre de 2023 foi marcado pela execução de ações para o direcionamento do banco em suas diversas frentes de atuação, consolidando o seu posicionamento ao apoiar setores estratégicos da economia e atuar como principal parceiro do governo na operacionalização de políticas públicas e gerenciamento de programas sociais”, diz o banco.

Segundo a Caixa, a participação na Faixa 2 do Desenrola, programa do governo federal de renegociação de dívida, alcançou R$ 4,5 bilhões em débitos negociados para 186,9 mil clientes.

“Os números alcançados expressam o papel do banco como agente de políticas públicas do Estado, promovendo melhores condições para que os brasileiros tenham um melhor controle do orçamento familiar e maior dignidade financeira”, afirma a Caixa.

Fonte: Poder360, 14/11/2023.