INFORME BANCÁRIO 07/2024 - IMPOSTO DE RENDA 2024: MODELO SIMPLIFICADO FOI OTIMIZADO FACILITANDO O PREENCHIMENTO

Publicado em 31 janeiro 2024

Imposto de Renda 2024: modelo simplificado foi otimizado facilitando o preenchimento.

Ao acessar o portal da Receita Federal o contribuinte tem duas opções de preenchimento do Imposto de Renda 2024. O modelo simplificado e o modelo completo são apresentados ao cidadão que tem a chance de definir qual a melhor alternativa. O preenchimento muda dependendo da escolha do cidadão.

A declaração do Imposto de Renda 2024 começa em 15 de março, os contribuintes terão até o dia 31 de maio para o preenchimento. Neste ano a Receita Federal também vai disponibilizar a versão pré-preenchida em que o sistema usa os dados do último ano e apresenta ao cidadão.

Imposto de Renda 2024 simplificado ou completo

São dois tipos de declaração do Imposto de Renda 2024, a simplificada e a completa. A diferença entre elas, como o próprio nome sugere, tem haver com o total de informações que serão inclusas. Na realidade está ligada as deduções que serão fornecidas e que ajudam a aumentar a restituição.

Declaração simplificada

• Mais indicada para quem não tem muitas despesas para deduzir;
  • Utiliza abatimento padrão de 20% sobre a soma de todos os rendimentos tributáveis recebidos ao longo do ano anterior, limitado a R$ 16.754,34;
  • Pode ser usada por qualquer pessoa, independentemente da renda total ou do número de fontes pagadoras;
  • O imposto recolhido no ano passado, seja pela retenção em fonte ou pelo recolhimento obrigatório mensal (carnê-leão), deverá ser informado, pois será descontado do cálculo final do imposto a pagar.

Declaração completa

• Indicada para quem tem mais despesas dedutíveis, como gastos com saúde e educação, ou possui dependentes;
  • É necessário informar todas as despesas e rendimentos ocorridos no ano anterior e guardar os comprovantes por cinco anos;
  • Se a soma total das deduções exceder o limite de R$ 16.754,34, o programa da Receita apontará o modelo completo como a melhor opção.

Como escolher o modelo da declaração do Imposto de Renda 2024?
Ao dar início ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2024, a Receita Federal não vai forçar o contribuinte a escolher uma ou outra versão. A não ser que ultrapasse o limite de deduções, neste caso o Leão indica o modelo completo como a mais vantajosa.

• Acesse o canal escolhido para envio da declaração do Imposto de Renda;
  • Escolhe entre “versão simplificada” ou “versão completa”;
  • Preencha os dados.
  • Fonnte: FDR

Fonte: FEEB SC, Lila Cunha, 30/01/2024.