INFORME BANCÁRIO 21/2024 - Santander pagará PLR dia 29, junto com a variável semestral e o PPRS

Publicado em 14 fevereiro 2024

O Santander anunciou que fará o crédito da PLR no dia 29 de fevereiro, junto com a variável semestral e o PPRS, que este ano será de R$ 2.902,00.

“O PPRS é uma importante conquista dos trabalhadores do Santander, fruto da negociação do movimento sindical e garantida no Acordo Coletivo de Trabalho do Santander”, enfatiza Wanessa de Queiroz Paixão, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander e diretora executiva da Fetec-CUT/SP

A título de PLR, os funcionários que recebem até R$11 mil receberão 2,2 salários, mais a parcela adicional.

“É uma boa notícia para os bancários, especialmente aqueles que recebem até R$ 11 mil, pois o banco vai manter o pagamento de 2,2 salários mais a parcela adicional, mesmo sofrendo impacto do aumento da PDD e com a queda no resultado. Nós vamos disponibilizar nos próximos dias um simulador por meio do qual os bancários poderão fazer a simulação do valor que irá receber”, ressalta Wanessa.

A PLR dos bancários é determinada pelo lucro anual do banco, e o pagamento é efetuado em duas parcelas, a primeira sendo creditada até 30 de setembro (antecipação), e a segunda até 1º de março do ano seguinte, quando o lucro do Santander já está consolidado.

O cálculo da segunda parcela da PLR dos bancários é dado pela fórmula “Regra Majorada menos a antecipação”.

Além da Regra Básica/Majorada também há a distribuição de 2,2% do lucro líquido de forma linear a todos os trabalhadores, com um teto a ser definido em cada negociação.

PLR Santander 2024 é conquista do Sindicato

A PLR dos bancários é uma conquista importante da categoria – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir esse direito em Convenção Coletiva de Trabalho Nacional, em 1995.

Desde então, a PLR bancários passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores. Nada mais justo, já que o lucro das instituições financeiras é construído com a força de trabalho de todos. Por meio da PLR, uma parte desse lucro é destinada aos trabalhadores, que podem assim elevar sua remuneração anual.

Impacto na economia

A PLR dos bancários 2023, referente ao exercício 2023, já considerando o pagamento final até março de 2023, injetará, em âmbito nacional, por volta de R$ 7,8 bilhões na economia. As estimativas são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Fonte: Spbancarios, 09/02/2024.