INFORME BANCÁRIO 26/2024 - Mas afinal, o que aconteceu com a PLR do Bradesco?

Publicado em 20 fevereiro 2024

Desde o momento em que o holerite da PLR dos bancários do Bradesco entrou no SAP, no final da sexta-feira 16, as fake news dominaram as redes sociais, páginas de fofoca e mensagens de whatsapp.

Como o Sindicato já havia informado, o Bradesco não divulgou o fator majorador da PLR e, sem isso, não foi possível disponibilizar o simulador para o cálculo da PLR no site da entidade.

Mas chegamos a um valor extraoficial: com base em três holerites de cargos diferentes - agente de negócios/caixa, gerente assistente e gerente administrativo -, o Dieese fez cálculos e chegou a um fator majorador de 8,8%. Portanto, a PLR creditada foi a regra básica mais o fator majorador de 8,8%.

Como durante muito tempo o Bradesco estava pagando a PLR cheia para a maioria do quadro de funcionários, muitos bancários esqueceram como se faz o cálculo da PLR. Relembre a regra básica no box abaixo.

“O Sindicato entende a insatisfação dos bancários, afinal foi um ano muito duro de cobrança excessiva de metas e de fechamento de unidades, para no final o valor do trabalho dos bancários não ser reconhecido à altura do que eles merecem. O bancário do Bradesco aguarda ansiosamente o pagamento da PLR e tem visto nos últimos anos a fatia diminuir consideravelmente. Porém, com base nos números apresentados no balanço do banco e nos cálculos feitos pelo Dieese, os valores pagos como PLR não estão incorretos”, destaca o diretor do Sindicato e membro da COE Bradesco, Marcio Rodrigues.

Fonte: Spbancarios, 19/02/2024.