INFORME BANCÁRIO 179/2024 - BANCÁRIOS COMPARECEM NA ASSEMBLEIA E VOTAM A FAVOR DA PROPOSTA – FENABAN E BB ASSINAM DIA 10/09

Publicado em 09 setembro 2024

Em Assembleia realizada no dia 04/09/2024 (quarta-feira), os bancários sócios e não sócios do Sindicato dos Bancários de São Bento do Sul e Região, realizada na (ARBANC), aprovaram a proposta de Convenção Coletiva apresentada pela FENABAN (Rede Privada), ACT’s e Aditivos do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, para o período de 01/09/2024 até 31/08/2026.

Essa renovação é essencial para manter as condições de trabalho e os direitos dos trabalhadores. A aprovação dessas propostas é um passo significativo para a valorização e proteção dos direitos dos trabalhadores bancários na região, refletindo o compromisso do sindicato em lutar por melhores condições de trabalho e benefícios para todos os bancários (as).

Nos resultados consolidados em todo o Brasil, houve aprovação da proposta da FENABAN e BANCO DO BRASIL

Caixa Econômica Federal

Entretanto, os funcionários da Caixa Econômica rejeitaram a proposta apresentada.

O Comando Nacional dos Bancários, junto com CEE/CEF, deve enviar comunicado oficial à direção da CEF, informando que a maioria dos empregados rejeitaram a proposta apresentada, solicitando reabertura de negociação e a ultratividade da ACT.

Com a rejeição pela maioria da proposta, o Acordo Coletivo de Trabalho não tem data para ser assinado.

Nas bases onde houve rejeição da proposta, será realizada nova assembleia nessa quarta-feira (11/09/2024).

Dessa forma os Sindicatos devem convocar novas assembleias com os funcionários, para avaliação, se houver nova proposta ou em caso de não evoluírem às tratativas para nova negociação, será encaminhado indicativo de greve a partir do dia 13.

Na base sindical de São Bento do Sul e Região, os funcionários da CEF aprovaram em AGE do dia 04/09/2024 a proposta apresentada, com a rejeição a nível nacional será necessário aguardar a nova convocação de assembleia no momento oportuno.

ASSINATURA CCT (FENABAN) E ACT (BB) SERÁ DIA 10/09 EM SP

Dia 10/09 (terça-feira, em São Paulo, acontece a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários (CCT) 2024/2026, aprovada em assembleia, de forma presencial na base de São Bento do Sul e Região, na mesma data é provável a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Banco do Brasil, para quem aprovou o acordo.

PLR

A PLR dos funcionários do Banco do Brasil, se assinado o ACT,  será creditada no dia 13/09 (sexta-feira), e da Rede Privada (Bradesco, Itaú Unibanco e Santander) será paga até o dia 30/09/2024.

REAJUSTE EM SALÁRIOS / PLR / VA E VR – VEJA TABELA ABAIXO:

Texto descritivo da imagem aqui

Nas cláusulas econômicas, a categoria terá reajuste de 4,64% nos salários e demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR) neste ano, para um INPC estimado de 3,91%, o que daria um ganho real de 0,7%. Para 2025, o aumento real será de 0,6% para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.

O ganho real de 2024 e 2025, portanto, será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima disso a depender do INPC de agosto, que será divulgado pelo IBGE somente em 10 de setembro.