INFORME BANCÁRIO 98/2025 - INSS suspende Agibank por consignados com mortos e aciona PF
Publicado em 03 dezembro 2025
Compartilhe:
INSS suspende empréstimos consignados do Agibank por tempo indeterminado após receber relatório da Controladoria-Geral da União.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu por tempo indeterminado novos empréstimos consignados do Agibank, após uma auditoria identificar mais de mil contratos assinados depois da morte dos aposentados contratantes, entre 2023 e 2025.
A decisão foi tomada após o órgão receber uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou as irregularidades. O órgão também enviou o caso para investigação da Polícia Federal (PF).
Também foi aberto um processo administrativo que pode culminar com a rescisão do acordo de cooperação técnica com o banco, que permite sua atuação na área de consignados firmados com beneficiários da previdência social.
Entre os achados, há uma quantidade grande de contratos sem consentimento dos beneficiários. O mais grave deles foi sobre os mortos. Foram identificados 1.192 contratos assinados após a data do óbito somente entre 2023 e 2025.
Também foram feitas operações de refinanciamento com taxas de juros muito abaixo do teto de 1,85% ao mês. Mais de 33 mil contratos foram feitos com taxas inferiores a 1% e 5,2 mil com taxas abaixo de 0,4%.
A suspeita é de que os montantes não condizentes com valor de mercado tenham sido registrados para não chamar atenção das autoridades e fazer com que esses contratos ficassem abaixo do radar de controles de regularidade desses empréstimos.
Como revelou o Metrópoles, o Agibank foi um dos bancos que tiveram crescimento vertiginoso nos últimos cinco anos. O banco tinha 20 mil empréstimos ativos em junho de 2021 e chegou a 409 mil em outubro do mesmo ano.
Hoje, o banco tem uma carteira de 1,57 milhão de consignados e já recebeu R$ 14,8 bilhões do INSS com os descontos nos contracheques dos aposentados.
Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação junto ao INSS. O Metrópoles revelou que, entre janeiro de 2020 e outubro de 2025, o faturamento das 87 instituições financeiras habilitadas pelo INSS para fazer consignados dobrou e chegou a R$ 466 bilhões.
O Agibank acumula reclamações no Judiciário sobre portabilidade indevida de suas contas de aposentadoria para o banco.
Na área de consignados, o Agibank tem recebido condenações para indenizar aposentados por descontos indevidos de empréstimos. Sentenças levantadas pela reportagem mostram casos em que o banco não apresenta à Justiça prova mínima de que um aposentado contratou seus serviços.
DIGA SIM PARA QUEM DEFENDE VOCÊ. SINDICALIZE-SE!!

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Bento do Sul e Região
Rua Henrique Schwarz, 61 Sala 61 - 5° andar Centro - São Bento do Sul/SC
CEP: 89280-118
Telefone: (47) 3633.5203
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Bento do Sul e Região © 2023 - Todos os Direitos Reservados